quinta-feira , 20 de setembro de 2018
RADIO
ONLINE
Porta Voz Voz FM
MENU

Novidades

Município

mar 12, 2018

Sanepar esclarece renovação de contrato com a Prefeitura de Cianorte

O auditório do Paço Municipal Wilson Ferreira Varella ficou lotado na manhã da última sexta-feira (09). Na plateia, presidentes e representantes de entidades da sociedade civil organizada, militares, professores, conselheiros municipais, líderes religiosos, servidores públicos e membros de demais esferas da comunidade cianortense. Com a palavra, estava uma comitiva da Sanepar que, liderada pelo gerente regional José Fogaça, apresentou e esclareceu dúvidas sobre a proposta de renovação do convênio com a Prefeitura que, em formato de Projeto de Lei, foi votada e negada pela Câmara de Vereadores, por cinco votos contrários e quatro a favor, na sessão do dia 26 de fevereiro.

“A Sanepar atende Cianorte desde 1972, quando foi assinado o primeiro contrato de concessão dos serviços. Desde então, foram realizados todos os investimentos necessários para garantir a captação e fornecimento de água, o tratamento de esgoto e de resíduos sólidos. O convênio atual possui vigência até 2026, no entanto, para atender às exigências da Lei Federal nº 11.445, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e para a política federal de saneamento básico, precisamos da renovação desse contrato, que estabelece as medidas necessárias para adequação. Dos 26 municípios atendidos pela Sanepar, já efetuamos esse procedimento em 18”, contou Fogaça.

O gerente geral também destacou que há um recurso, no valor de R$ 43 milhões, oriundo do Programa Saneamento Para Todos, do Governo Federal ao Estado do Paraná, disponível para Cianorte, desde o final do ano passado, e que a efetivação depende dessa cobertura contratual. “Entre as benfeitorias a serem realizadas com este montante estão as obras para migrar a captação de água do Rio Bolívar, que já está no limite, para o Rio Ligeiro, que tem mais capacidade de abastecimento”, explicou. “São por estes motivos que temos urgência na renovação do convênio”, enfatizou. O Projeto de Lei prevê a prorrogação da concessão por 30 anos e um investimento na ordem de R$ 118 milhões para o período.

Segundo o prefeito Bongiorno, a proposta foi encaminhada pelo Executivo ao Legislativo após verificação minuciosa. “Atestamos que a Sanepar vem cumprindo as exigências contratuais de todas as concessões já realizadas. Nos últimos anos, foram poucas as vezes que interferimos e cobramos melhorias, sendo que, em todas, as reivindicações foram atendidas. Além disso, comparando com os municípios semelhantes a Cianorte e que utilizam outro tipo de prestador de serviço que não é uma empresa estatal, chegamos a conclusão de que é vantajoso para o município continuar com a Sanepar, até mesmo porque, todos os investimentos propostos não exigem contrapartida da Prefeitura”, disse.

A ocasião contou com a presença do deputado estadual Jonas Guimarães; do vice-prefeito, Beto Nabhan; e de sete dos 10 vereadores, sendo eles a Márcia Pereira, Santina, Mendes, Natal Reis, Zezão, Dadá e o Silvio do Pátio que, assim como os demais participantes, puderam tirar suas dúvidas após as explanações. “Dessa forma, cumprimos nosso papel social, de informar e esclarecer a população e seus representantes. Agora, nos colocamos à disposição e esperamos contar com o apoio de todos”, concluiu o gerente regional da Sanepar, acompanhado pelo engenheiro civil da instituição, Ezequiel de Souza Ribeiro; da coordenadora de clientes, Rosemeri Silva; e do gerente da unidade de Cianorte, João Cícero. O projeto será encaminhado pelo Executivo, nesta segunda-feira (12), para nova apreciação do Legislativo. Desta vez, para ser aprovado, precisa de seis votos favoráveis.

fonte: folha de cianorte

COMPARTILHAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Siga a Rádio Porta Voz

Siga a Rádio Voz FM