sexta-feira , 8 de outubro de 2021
RADIO
ONLINE
Porta Voz
MENU

Novidades

Esporte

ago 07, 2020

O que há contra Luiz Flávio de Oliveira? Relembre histórico do árbitro da final do paulistão

A Federação Paulista de Futebol definiu na quinta-feira que Luiz Flávio de Oliveira foi o escolhido para comandar o apito no clássico entre Palmeiras Corinthians, pelo segundo jogo da final do Campeonato Paulista. O Derby decisivo será o sexto da carreira do juiz.

A decisão gerou a revolta de torcedores do Palmeiras, que foram protestar em frente à sede da FPF. Ao todo, em cinco clássicos entre alvinegros e alviverdes apitados por Luiz Flávio de Oliveira, o Timão saiu com três vitórias, enquanto o Verdão triunfou em duas oportunidades.

Foto: Divulgação/Rodrigo Coca

Foto: Divulgação/Rodrigo Coca

 

Apesar das reclamações palmeirenses, o árbitro não tem no currículo muitas situações polêmicas em Derbys. Os lances mais tensos ocorreram em 2005, quando ele marcou bem um pênalti em cima de Gil, que terminou em gol de Carlos Alberto, e em 2019, com a expulsão de Deyverson depois de o atacante ter cuspido no volante Richard.

No entanto, o juiz esteve envolvido em polêmicas quando apitou Majestosos. Em 2014, pelo Campeonato Brasileiro, o Corinthians venceu o São Paulo por 3 a 2, com dois pênaltis marcados para o mandante e muitas reclamações dos tricolores. Três anos depois, pelo Campeonato Paulista, o Timão saiu com a vitória por 2 a 0, sendo que Jô recebeu em posição duvidosa no primeiro gol. E no jogo de ida da final do Paulistão de 2019, os são-paulinos pediram uma penalidade máxima após um suposto toque na mão dentro da área, mas o árbitro optou por não marcar a infração depois de revisão do VAR.

Além disso, ele é irmão do ex-árbitro e atual comentarista Paulo Cesar de Oliveira, malquisto entre os torcedores do Palmeiras. Os palestrinos questionam diversões marcações do ex-juiz em jogos do Verdão, como as expulsões de Danilo e Felipão contra o Corinthians, pela semifinal do Campeonato Paulista de 2011.

A decisão da arbitragem foi feita em uma audiência pública realizada pela Comissão de Arbitragem da Federação Paulista, que também definiu a escolha de Marcelo Carvalho Van Gasse e Miguel Caetano Ribeiro da Costa como auxiliares. Flávio Rodrigues de Souza será o quarto árbitro e Evandro de Melo Lima o quinto. Já o árbitro de vídeo foi escalado com Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral como VAR principal, auxiliado por José Claudio Rocha Filho e Alex Ang Ribeiro.

Palmeiras e Corinthians decidem o Paulistão no próximo sábado, às 16h30 (de Brasília), no Allianz Parque. Como a ida terminou empatada por 0 a 0, quem vencer se consagra campeão estadual. Se houve mais uma igualdade, a disputa vai às penalidades.

Confira todos os clássicos entre Palmeiras e Corinthians apitados por Luiz Flávio de Oliveira:

20/03/2005 – Corinthians 2 x 0 Palmeiras – Campeonato Paulista
23/09/2007 – Palmeiras 1 x 0 Corinthians – Campeonato Brasileiro
28/08/2011 – Palmeiras 2 x 1 Corinthians – Campeonato Brasileiro
24/06/2012 – Corinthians 2 x 1 Palmeiras – Campeonato Brasileiro
02/02/2019 – Palmeiras 0 x 1 Corinthians – Campeonato Paulista

COMPARTILHAR

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Siga a Rádio Porta Voz