segunda-feira , 22 de Janeiro de 2018
RADIO
ONLINE
Porta Voz Voz FM
MENU

Novidades

Município

out 20, 2017

Mutirão de limpeza contra escorpião e Aedes segue para as Zonas 01 e 02

Cada morador deve fazer a limpeza de sua residência, principalmente do quintal, e colocar os resíduos na calçada para a coleta. Após o prazo, haverá multa e outras penalidades

Em Cianorte, a força-tarefa da Prefeitura, composta pelas secretarias municipais de Serviços e de Meio Ambiente, que está providenciando a coleta e destinação correta de resíduos que servem de esconderijo ou criadouro para o escorpião e o mosquito Aedes aegypti, tem como próximo alvo as Zonas 01 e 02. Para que a ação tenha efetividade, cada morador deve realizar, neste sábado (21) e domingo (22), a limpeza de sua residência, principalmente do quintal, e colocar os resíduos na calçada que, na sequência, caminhões passarão fazendo a coleta.

“Cada tipo de resíduo possui um local de descarte específico e é dever de quem o produz providenciar a destinação correta. Com o mutirão da Prefeitura, esta é a oportunidade dos moradores contarem com o auxílio institucional para eliminar madeiras em geral; restos de materiais de construção, como telhas e tijolos; móveis e eletrodomésticos em desuso; pneus, latas e outros recicláveis; e deixarem suas casas livres da sujeira, de doenças e acidentes com escorpiões”, destaca a secretária de Meio Ambiente em exercício, Cristiane Roco.

“Nesse sentido, é importante deixar claro que, depois do prazo estabelecido para a região, quem depositar estes resíduos nas calçadas, canteiros ou qualquer via pública estará sujeito à multa, conforme Código de Posturas do Município, além de outras penalidades, como em caso de prejuízo à saúde pública ou ao meio ambiente”, alerta o secretário de Serviços Municipais, Allan Marchini.

CUIDADOS – Para garantir a segurança, é necessário utilizar luvas de borracha e sapatos fechados, além de manter as crianças afastadas da ação. Em caso de se deparar com o escorpião, a recomendação é que seja feita uma ação mecânica, com um objeto duro, que o mate. Já as larvas do Aedes aegypti morrem quando estão em ambiente sem água. Assim, caso encontre um recipiente com foco, basta eliminar a água, virando no chão, onde tenha terra ou grama. Mas atenção: nunca faça isso no ralo ou vaso sanitário, pois é preciso garantir a escassez da água para interromper o desenvolvimento do mosquito. Depois disso, é preciso realizar uma limpeza, com esponja, para soltar os ovos que possam estar grudados.

 

fonte: prefeitura de Cianorte

COMPARTILHAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Siga a Rádio Porta Voz

Siga a Rádio Voz FM