segunda-feira , 29 de novembro de 2021
RADIO
ONLINE
Porta Voz
MENU

Novidades

Município

set 30, 2017

Equipes das UBSs se adequam à Política Nacional de Atenção Básica

Determinações que entraram em vigor na última semana devem contribuir para o acesso da população aos serviços de saúde

As equipes multidisciplinares que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Cianorte, São Lourenço e Vidigal, passaram nessa sexta-feira (29), durante todo o dia, por um treinamento minucioso a respeito das recentes orientações do Ministério da Saúde que, através da portaria nº 2.436/2017, aprovou a Política Nacional de Atenção Básica e estabeleceu diretrizes para a sua organização no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). As formações foram ministradas por uma equipe do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) do Paraná.

As novas regras entraram em vigor na última sexta-feira (22) e “devem contribuir na melhora dos serviços prestados pelas UBSs, já que apresentam importantes mudanças que contribuirão na ampliação dos atendimentos e reforçarão a equipe de profissionais”, apontou a chefe da Divisão de Atenção Básica à Saúde, Andreia Domingos. “O texto vai de encontro à visão que já temos adotado em nossos atendimentos, que buscam compreender as reais necessidades do usuário”, completou a secretária municipal de Saúde, Michelly Polyana Viguiato Pricinotto.

Para o prefeito Bongiorno, que participou da abertura do evento, a portaria contribui para desburocratizar e facilitar o acesso à saúde, “pois garante mais autonomia ao usuário e ao servidor da Atenção Básica, que, comprovadamente, é a responsável por desafogar os serviços de urgência e emergência da rede pública”, disse. “As novas diretrizes deverão, portanto, contribuir para um serviço cada vez mais humano e que satisfaça as reais aspirações da população”, completou o vice-prefeito, Beto Nabhan.

As novidades trazidas pelo texto são inúmeras e devem ser implantadas gradativamente pelas equipes, já que requerem adequações estruturais e formações técnicas. Entre as alterações, pode-se destacar o fato de que as Unidades Básicas de Saúde poderão prestar os primeiros atendimentos, em caso de urgência e emergência e que os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que visitam as residências, ganham novas atribuições, podendo medir pressão, verificar glicemia e fazer curativos.

“De modo geral, são mudanças que buscam estabelecer uma relação próxima com o usuário, por meio da implementação dos protocolos, porém sem o engessamento no atendimento”, pontuou a assessora técnica de Atenção à Saúde do Cosens, Maria da Penha Marques Sapata. Além do tema principal, também foram abordadas a Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a Integração da Vigilância com a Atenção Básica. A abertura do evento ainda contou com a presença da vereadora Marcia Pereira e do diretor da Secretaria Municipal de Saúde, Divonsir Sena.

 

fonte: prefeitura de Cianorte

COMPARTILHAR

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Siga a Rádio Porta Voz