sexta-feira , 6 de dezembro de 2019
RADIO
ONLINE
Porta Voz
MENU

Novidades

Município

dez 02, 2019

Dicas ensinam a melhorar a alimentação diária

Por entender que uma alimentação adequada reflete na melhora da qualidade de vida, a Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria de Assistência Social, promove diversas ações em busca de conscientizar seus usuários quanto às maneiras mais saudáveis de consumir alimentos. A última delas aconteceu na sexta-feira (22), quando os nutricionistas Jorge Augusto Barbosa e Talita Ferreira, em palestras descontraídas e interativas, falaram a respeito de segurança alimentar e nutricional e do reaproveitamento de alimentos.

O nutricionista Jorge, iniciou sua fala apontando a importância de utilizar pequenas quantidades de óleos, gorduras, sal e açúcares para temperar e cozinhar preparações culinárias e de ingerir produtos in natura e minimamente processados. Em seguida, informou os cuidados necessários o preparode pratos. “É necessária a higiene não apenas dos alimentos, mas também a pessoal, do ambiente e dos utensílios. Outro cuidado importante é com o lixo”, disse. Segundo ele, a falta de higiene pode originar uma série de doenças por contaminação, como a toxinfecção alimentar.

De acordo com ele, uma forma eficaz de higienizar os alimentos é por meio do preparo de solução clorada, que deve ser feita com água sanitária própria para o uso de alimentos (apenas hipoclorito de sódio e água). “Para cada 10 litros de água tratada, misture 100 ml dessa água sanitária”, informou. O nutricionista ainda ensinou formas de armazenar corretamente os produtos e dicas de higiene pessoal. “Lavar as mãos antes de cozinhar, por exemplo, é uma das ações simples que podem evitar uma série de contaminações”, apontou.

Já a nutricionista Talita Ferreira discorreu a respeito do reaproveitamento de alimentos e de como gastar pouco e comer bem. A profissional ensinou receitas simples e rápidas para utilizar frutas e hortaliças como um todo, inclusive as partes menos usuais. “É possível, por exemplo, fazer um bolo com a casca da banana ou um doce com a casca da melancia. São receitas que além de serem opções baratas e que evitam o desperdício, ainda possuem um rico valor nutricional”, comentou.

Talita encerrou sua fala com dicas para o armazenamento de frutas, legumes e verduras. “Congele produtos da época, assim você gasta pouco e sempre terá para consumir e faça novas preparações com as sobras”, disse. Para se alimentar de forma saudável e gastar pouco, ela sugeriu que os presentes comprassem alimentos da safra, já que são baratos e saborosos; que criassem uma horta em casa, usando como adubo as partes dos alimentos que realmente não seriam consumidas; e que comprassem direto do produtor local, já que além de mais em conta, os produtos comercializados são sempre frescos.

*Esse conteúdo integra a Campanha “Cianorte + Saudável”, uma iniciativa da Prefeitura, por meio das Secretarias de Educação e Cultura, Saúde, Assistência Social e Agricultura e da Assessoria de Comunicação, em atendimento à um dos eixos do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PLAMSAN).

 

fonte: noti-cia

COMPARTILHAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Siga a Rádio Porta Voz