domingo , 15 de julho de 2018
RADIO
ONLINE
Porta Voz Voz FM
MENU

Novidades

Município

abr 13, 2018

Creche de Cianorte isola salas de aula após alunos contraírem meningite

Salas de aula de um creche de Cianorte, no noroeste do Paraná, foram isoladas após três alunos contraírem meningite. A doença foi confirmada em um bebê de onze meses, que está internado em um hospital da cidade, e em irmãos gêmeos, de 4 anos, que ficaram 20 dias afastados da escola.

Além destes casos, mais uma pessoa contraiu a doença na cidade este ano.

“Por ser um bebê, demorou um pouco para descobrir o diagnóstico. Ele foi levado para um hospital de Maringá, ficou internado na UTI, e agora está internado novamente em Cianorte em observação”, explicou a diretora da creche Elaine de Oliveira Corsi.

Elaine ressaltou que quando o bebê começou a frequentar o centro de educação infantil, os irmãos gêmeos já estavam afastados das aulas devido à doença.

Depois da confirmação da doença, a direção higienizou e isolou por quatro dias duas salas de aula – onde as crianças estudavam – e informou sobre os casos aos pais de todos os alunos. As aulas não foram suspensas.

As crianças também passaram a higienizar as mãos com mais frequência.

Número de casos

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, em 2018, o Paraná teve 195 casos confirmados e 24 pessoas morreram após contraírem a doença.

Nos três primeiros meses de 2018, a Regional de Saúde de Cianorte registra quatro casos da doença e dez notificações.

“Tivemos um caso confirmado por meningite viral, dois casos de meningite bacteriana não identificada, e um caso de meningite bacteriana por pneumococo. Essa última é o caso mais grave”, detalhou a diretora da Regional de Saúde, Adriana Gonçalves Guimarães.

A Regional de Saúde de Paranavaí tem sete casos da doença confirmados e a região de Umuarama tem quatro. Não há registros de mortes por meningite na região noroeste do estado.

Importância da imunização

A diretora da Regional de Cianorte lembra que a imunização contra a meningite está no calendário de vacinação da rede pública de saúde.

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza as vacinas Meningo C, aplicada aos três e seis meses de vida e um ano de idade, a Pneumo 10, aplicada aos dois e quatro meses de vida e um ano de idade. As vacinas Pentavalente e BCG também protegem contra a doença.

Além da vacinação, a Secretaria de Saúde ressalta que a doença pode ser prevenida evitando locais com grande aglomeração de pessoas, higienizando as mãos com frequência e mantendo ambientes limpos e arejados.

fonte: noti-cia

COMPARTILHAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Siga a Rádio Porta Voz

Siga a Rádio Voz FM