segunda-feira , 23 de outubro de 2017
RADIO
ONLINE
Porta Voz Voz FM
MENU

Novidades

Município

out 07, 2017

Cianorte recebe curso na área de turismo religioso

Formação busca preparar profissionais para recepcionar visitantes em templos e eventos do município

A Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, em parceria com a Paraná Turismo,Retur,Fecomércio, SENAC/PR e CNBB/ Pastoral do Turismo, oferece, a partir de fevereiro de 2018, o curso de Atendimento Receptivo para Turismo Religioso. A formação será gratuita e ofertada para 30 pessoas. O objetivo é preparar profissionais para receber os visitantes, potencializando a identidade religiosa local, de modo a transformar o patrimônio existente e movimentar a economia.

Ao todo, serão 30 horas/aula, divididas em dez encontros que acontecerão às terças e quintas-feiras no período noturno. Serão abordados conhecimentos introdutórios do turismo, além de outros assuntos, como: legislação aplicada, planejamento e organização (políticas públicas, parcerias, regionalização), desenvolvimento sustentável (segmento turismo religioso), patrimônio religioso no turismo, eventos, prestações de serviços, o receptivo local (infraestrutura e apoio ao turismo) e atrativos regionais e locais.

As inscrições devem ser realizadas na coordenadoria de Turismo, que fica no Paço Municipal Wilson Ferreira Varella, a partir de novembro deste ano. Podem procurar pela oportunidadecinco pessoas indicadas por cada uma das paróquias municipais. Outras cinco vagas serão disponibilizadas para interessados de outras denominações que se interessem pela formação. A responsável por transmitir o conteúdo será a turismólogaHyasmyne Manoela Sarubo, do Senac de Campo Mourão, e convidados. Além de Cianorte, os municípios de Cascavel, Prudentópolis e Curitiba também oferecerão o curso.

POTENCIAL TURÍSTICO

A parceria para oferecero curso foi firmada na manhã desta sexta-feira (06), durante encontro entre o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Wanderley Fernandes; e a coordenadora de Turismo, Angela Carvalho; com a técnica em Educação Profissional e Tecnologia do Senac, Rubiana Costa; e o técnico de Relações com o Mercado, Matheus Mamede. A indicação para que o município sediasse a iniciativa foi feita pela Retur. “Eles insistiram para que acontecesse em Cianorte, pois enxergam nossa grande capacidade de exploração no setor”, comentou coordenadora de Turismo.

Durante a reunião,foram abordadas as diversas potencialidades que o município já conta, como as Paróquias Nossa Senhora de Fátima, com as suas esculturas da Via Sacra, e a Paróquia Santa Rita de Cássia, como pontos turísticos; e a Festa Julina da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e a Caminhada Mariana, que sai de Cianorte com destino a Vidigal, como eventos. “Essas são apenas algumas das opções que já temos, mas acredito, que temos muito a explorar”, completou Angela.

No Brasil, anualmente, o turismo religioso injeta cerca de 15 bilhões na economia e atrai mais de 17 milhões de pessoas. “Todo mundo já escutou falar ou visitou destinos como Basílica de Nossa Senhora Aparecida e o Santuário Santa Paulina, ou eventos como o Círio de Nazaré”, lembrou o secretário de Indústria, Comércio e Turismo. “Assim como eles, nós também temos muito potencial e plena capacidade de atrair visitantes, assim movimentando o nosso mercado”, finalizou Wanderley.

 

fonte: noti-cia

COMPARTILHAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Siga a Rádio Porta Voz